top of page

Realidade Aumentada com Marcadores (Reconhecimento de imagem)

Para que a realidade aumentada por reconhecimento de imagem produza um resultado, é necessário uma câmara e algum tipo de marcador visual, tal como um código QR/2D. A câmara é importante, pois distingue um código QR de qualquer outro objeto do mundo real. A posição e orientação são também calculadas para que posteriormente o conteúdo seja sobreposto ao marcador existente.

Realidade Aumentada baseada na Localização (GPS)

Com o uso de Smartphones há cada vez mais aplicações a usar realidade aumentada baseada na localização.

Neste caso, é utilizado um GPS, compasso digital e um velocímetro para que seja possível disponibilizar conteúdo baseado na localização, onde esse mesmo conteúdo é sobreposto a locais e objetos reais. 

Um exemplo para este tipo de realidade aumentada é a Yelp, uma app que permite descobrir estabelecimentos, eventos e restaurantes nas imediações, tudo acessível pela câmara do utilizador. Um segundo exemplo bem conhecido é a aplicação Pokemon Go, onde são usados marcadores reais, tais como monumentos, e também na navegação para depois o conteúdo ser projetado no mundo real através da câmara do utilizador.

Realidade Aumentada com Marcadores

A realidade aumentada baseada em projeção, funciona projetando luz artificial em superfícies do mundo real e detectando a interação humana com essa mesma luz. Essa detecção é feita pela diferença entre a projeção esperada e a adquirida.

Uma outra aplicação é a baseada em tecnologia com laser e plasma, onde é projetado um holograma em três dimensões.

Realidade Aumentada baseada em Sobreposição

O reconhecimento do objeto original, que toma um papel muito importante no caso da realidade aumentada baseada em sobreposição, é feito por uma câmara. Só depois desse mesmo reconhecimento estar completo, se pode substituir ou acrescentar conteúdo. É possível sobrepor total ou parcialmente o objeto adquirido, ou sobrepor esse objeto num outro ambiente real.

Um bom exemplo para este tipo de realidade aumentada é o catálogo de mobiliário do Ikea, que utiliza realidade aumentada. Ao fazer o download da aplicação e fazendo o reconhecimento das páginas pretendidas do catálogo, os utilizadores podem posicionar a mobília na sua própria casa.

bottom of page