top of page

Existem várias aplicações  e também projetos a serem desenvolvidos para a realidade aumentada. Existem porém outras vertentes para a realidade aumentada, sendo algo que pode facilmente enriquecer várias facetas de um negócio. As mais óbvias são; melhorar a imagem da marca com uma nova e mais interactiva ferramenta de comunicação, aumentar as compras online, associado ao facto de ser possível ver como o objeto fica num certo espaço e, por fim, acrescenta valor a qualquer conteúdo, pois fornece informação em tempo real. Existem várias empresas a oferecer esse serviço a quem assim o desejar. O serviço tem um custo mensal e existem vários pacotes consoante as ferramentas que cada empresa deseja.

Outro hipótese de ganhar dinheiro com a realidade aumentada será certamente a publicidade. Para perceber melhor esta última vertente pode-se utilizar o exemplo dos smartphones, cujo uso tem aumentado exponencialmente ao longo dos anos. Esse mesmo uso catapultou a publicidade em dispositivos móveis, tornando-os uma plataforma tão importante para esse negócio como a televisão.

Pensando num futuro com a realidade aumentada presente no dia-a-dia, seja no smartphone ou através de plataformas como óculos ou capacetes, é possível prever que esse mercado cresça. Essa previsão sozinha poderá justificar todo o investimento necessário para desenvolver a tecnologia e as respectivas plataformas.

 

 

 

 

 

 

Hololens

Uma das plataformas mais faladas é a HoloLens. Esta é produzida pela Microsoft, e é constituída por vários componentes que todos juntos permitem holografia computacional. Alguns desses componentes sao um acelerômetro, giroscópio,  um magnetômetro, sensores, várias câmaras e um microfone. Para além disso a HoloLens tem também uma unidade de processamento holográfico.

A HoloLens tem uma bateria recarregável com 2-3 horas de autonomía de uso contínuo e pode ser operada enquanto a carregar. O desenvolvimento de aplicações com o objetivo de usar a HoloLens como plataforma é incentivado por parte da Microsoft. Apresenta-se de seguida o preço praticado na venda, tendo em vista o mercado de desenvolvimento dessas aplicações. Existem dois pacotes diferentes nos serviços que acompanham a plataforma, um no valor de 5000$ indicado para empresas ou organizações, e outro pensado para pessoas individuais, no valor de 3000$.

GoogleGlass

O Google Glass são uns óculos que têm um visor em vez de lentes normais. A informação é disponibilizada num formato de “smartphone sem mãos”. A comunicação com a internet é feita por comandos de voz.

Em 2013 foi lançado o primeiro protótipo no valor de 1500$, sendo que foi descontinuado em 2015, devido a várias críticas e preocupações a nível de segurança. Foi anunciado este ano, 2017 que seria lançada uma nova versão, a Google Glass Enterprise Edition. Um controlo localizado no Google Glass, permite que os usuários controlem o dispositivo deslizando através de uma interface semelhante à de um smartphone.

O gráfico a vermelho representa o investimento nos dias de hoje, e a preto está representado o investimento que se espera obter daqui a 3 anos, para cada indústria. Pode-se então concluir que as indústrias que mais investirão nesta tecnologia é a automóvel, tecnologia, média e telecomunicações, produtos industriais e venda e consumo.

bottom of page