top of page

De acordo com um estudo feito pelo Digi-Capital o mercado de Realidade Aumentada irá atingir os 120 mil milhões de dólares em 2020, enquanto que a Realidade Virtual atingirá somente os 30 mil milhões. A principal vantagem do seu desenvolvimento em smartphones e tablets é o facto do hardware estar disponível, e o seu uso ser intuitivo e compreensível. Descrevem-se assim algumas previsões sobre o futuro desta tecnologia.

A primeira é que a realidade aumentada permitirá a designers e artistas experienciar o seu produto e as suas aplicações muito antes de eles o criarem, em vez de simplesmente o imaginarem. Isto resulta numa diminuição de custos de testes do produto, maiores oportunidades de inovação, e consequentemente um melhor produto a um menor custo.

O segundo aspecto é que as condições de trabalho se tornarão mais seguras. Por exemplo, o produto DAQRI da empresa Smart Helmet recolhe dados e alerta os trabalhadores de anomalias no ambiente de trabalho. Com este produto, os trabalhadores recolhem informação do ambiente para detectar possíveis falhas, vertimentos ou catástrofes, bem como reduzir erros.

No fundo, a previsão é de que as atuais funcionalidades da realidade aumentada tenham um maior impacto na sociedade, devido ao seu maior uso e divulgação. O treino de fobias, treinamento médico e militar, auxílio em cirurgias e a indústria de entretenimento são benefícios desta tecnologia, e que se prevê que no futuro tenham maior impacto no nosso dia-a-dia.

bottom of page